terça-feira, 16 de agosto de 2016
Ovodoação! Doação compartilhada..
Ontem fui ao meu médico. Primeira consulta como uma paciente de fertilização.
Ao analisar minha histero, ele já foi enfático que apenas a FIV poderia me fazer engravidar novamente.
Tirei as dúvidas: para iniciar o tratamento, começamos a tomar medicação injetável a partir do 1º dia do ciclo (dia da menstruação). Essa medicação tem por objetivo uma super dosagem hormonal para amadurecer vários óvulos ao mesmo tempo, para então ser coletados após 12 ou 15 dias do ciclo. A medicação é super controlada, depois de 5 dias, eu terei que ir até a clínica fazer ecografia à cada dois dias, à fim de acompanhar o crescimento dos folículos.
Depois da coleta, feita por um procedimento sob anestesia geral por gerar certo incômodo, via vaginal, é feito a Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides (ICSI) já que no mesmo momento da coleta dos óvulos, se realiza também a coletada de sêmen por meio de masturbação. Nesse processo, um embriologista, após selecionar os óvulos maduros e os espermatozoides serem também selecionados, com a ajuda de um microscópio, o especialista injeta o espermatozoide para dentro do óvulo.
Pronto, agora só deixar a química e a biologia acontecerem e em 5 dias, mais ou menos, veremos se o embrião, cultivado no laboratório, chegou a fase de 8 células ou de blastocisto (mais de 200 células, embrião entre 6 a 7 dias). Então chegou a hora de implantar o embrião no útero. =)
Essa parte deve ser a mais emocionante, colocar seu neném dentro de você de novo! Esse procedimento, bem mais simples que a aspiração de óvulos é parecido com um exame ginecológico comum, sem incômodos ou anestesia. Após 14 dias, mais ou menos, fazemos o teste de gravidez e a mágica pode acontecer!! E o Beta HCG pode indicar a gravidez. Que deu certo. Que o embrião fixou no endométrio.
Mas então, a dúvida que tive, foi na questão de implantar 1 ou 2 embriões. Ter gêmeos não seria fácil para a nossa estrutura, o Rafa não quer. Mas pensando pela matemática, duas chances é melhor que uma, certo? Depende. Depende da "qualidade dos embriões". Se o médico entender que a FIV resultou em pelo menos um ótimo embrião, vale a pena a tentativa para o resultado. Se forem dois mais ou menos, vale a pena tentar dois embriões, apostando todas as fichas na mesma tentativa.
- Mas Dr. não podemos errar, a grana é curta!
- Não sei se seria o seu caso, mas vc já pensou em "Ovodoação" por doação compartilhada?
Não, não tinha. Funciona mais ou menos assim: Eu faço o tratamento com os hormônios para amadurecer os óvulos e, encontrando uma receptora, geralmente uma mulher que tem problemas nos ovários porém tem um útero perfeito, que precisa de óvulos para a FIV, e compartilho os óvulos resultantes da aspiração com ela. Em troca, ela custeia a minha FIV. Uma mão lava outra e as duas se ajudam, simples assim.
Então é isso, a clínica vai procurar na lista de espera alguém que precise dos meus óvulos! Inclusive, hoje fiz ecografia dos ovários e tá cheinho de óvulo crescendo lá! Se Deus permitir, conseguiremos achar essa receptora e ainda ter óvulos suficientes para as duas! Fiquei pensando, às vezes o destino prega peças na nossa vida. Vai que o meu problema aconteceu para que eu pudesse ajudar outra pessoa no sonho de ser mãe! Vou ficar feliz em dobro se isso acontecer!
Referências:
http://www.omeulaboratoriodesonhos.com/2014/02/o-que-e-um-blastocisto.html
http://www.procriar.com.br/fertilizacao-in-vitro-com-micromanipulacao-de-gametas-icsi
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Que ótima notícia!
ResponderExcluirDemais! O custo diminui exponencialmente... De 21k, gastarei apenas com a medicação (4k - no melhor cenário, claro).
ExcluirEu não conhecia a opção da ovodoação, muito legal! Fica beeeem mais acessível e ainda tem chance de ajudar outra família. Que tudo dê super certo pra vcs!! Já estou torcendo pelo seu positivo! Bjo
ResponderExcluirObrigada Paola pela força!!
ExcluirAchei bem bacana a opção de poder fazer a doação de óvulos. Só o que vai consumir, mesmo, é a ansiedade em encontrar uma receptora!
Enquanto isso, vou dividindo as minhas dúvidas por aqui e pelo BCB!
Beijão! Também torço pelo seu positivo!!! =)