Durante esses últimos dias, tenho pensado muito na decisão que logo logo teremos que tomar: Implantar um ou dois embriões?
Das decisões que já tomamos, acho que essa vai ser a mais difícil. Pra mim, que vivo na internet lendo depoimentos e histórias de FIV's, sei o quanto é difícil e o quanto o percentual de sucesso é baixo. Para mulheres da minha idade, a taxa de sucesso gira em torno de 35% - ou seja, não são tão baixas assim, porém, não tão altas quanto eu gostaria, mesmo ganhando de lavada nos 20% de chances de se engravidar de forma espontânea (veja, a gravidez é um milagre! Uma combinação perfeita de tudo! Tudo tem que dar 100% certo para nascer um bebê perfeito).
O problema é o custo.
A técnica é cara! E a conversão, pode ser sim, baixa. O custo, na clínica que estou fazendo o tratamento é de R$ 21 mil reais (incluindo medicação e congelamento de possíveis embriões não utilizados na primeira tentativa). Li algumas histórias, do tamanho do sacrifício que vários casais fazem para poder ter, no final de 40 semanas, ou um pouquinho antes se o beber adiantar, seu pequeno "milagrinho". E muitas vezes, duas ou três tentativas estão fora de cogitação! Não podemos errar!
Acho que também tem um "que" de psicologia aí... na primeira tentativa, imagino que a positividade seja muito grande. A expectativa que dê certo de primeira! Tem uma energia muito grande para que o sucesso do tratamento venha logo de cara. Penso, também, que numa segunda tentativa, a mulher mantém os pés no chão, pois na primeira, o tombo foi grande - sempre é, acho que a frustração é arrasadora. Elas têm muita coragem, pra juntar os caquinhos e tentar novamente.. Será que terei essa força? Será que terei essa coragem?
Mas então, se eu tenho 35% de chances de conseguir de primeira, qual seria o motivo de não implantar apenas 1 embrião e aguardar o sucesso, sem nem pestanejar? Muitos. Estou com medo, meu emocional é totalmente abalável! Sou daquelas que, quando algo dá errado, sinto que o mundo vai acabar e que não vai dar tempo de limpar o salão para dar uma nova festa.
De TODAS as meninas que conversei no Baby Center, todas que opinaram sobre a situação foram unânimes sobre implantar 2 embriões!
Porquê?
Engravidar, talvez seja a parte mais fácil do processo. Ter seu beta positivo após o FIV é uma vitória sim, porém, existe uma dificuldade em que o embrião resista à implantação no endométrio, levando a um aborto espontâneo em algumas semanas. Também tem outra situação: a gravidez anembrionária, que aparece, apenas no momento da ecografia, um saco gestacional vazio, ou seja, sem bebê. Aí é só esperar o aborto espontâneo :(
Pensando em tudo isso, eu conclui que quero ter duas chances! Eu quero ser a sortuda! Eu quero que dê certo de primeira! Se o resultado disso é nascerem dois pequenos milagrinhos, digam a todos que sim, gêmeos é uma opção!
Pensando em tudo isso, eu conclui que quero ter duas chances! Eu quero ser a sortuda! Eu quero que dê certo de primeira! Se o resultado disso é nascerem dois pequenos milagrinhos, digam a todos que sim, gêmeos é uma opção!
http://www.medicinareprodutiva.com.br/2010/06/probabilidade-de-gravidez-com-a-fertilizacao-in-vitro/
Nenhum comentário:
Postar um comentário